Como aumentar o ticket médio através da auditoria de PDV?

Um dos objetivos em comum para todos os negócios é a expansão, e uma auditoria de PDV ajuda muito nessa questão. Expandir um negócio não significa apenas aumentar o número de produtos vendidos. Isso envolve um ticket médio mais alto, o que também amplia significativamente o crescimento da empresa.

Com uma boa análise do seu ponto de vendas, será possível verificar elementos importantes – isto é, traçar estratégias fundamentais para melhorar a eficiência das suas vendas e aumentar seu ticket médio.

Você tem um negócio e quer saber como a auditoria de PDV pode ajudar a aumentar seu ticket médio? Leia nosso artigo até o final.

O que é auditoria de PDV?

De forma resumida, a auditoria de PDV é um conjunto de processos de rotina realizados dentro do seu ponto de venda. O objetivo é avaliar se os direcionamentos acordados entre a empresa e a loja estão sendo cumpridos adequadamente.

Isso pode ser feito em diversos segmentos – por exemplo, franquias, varejo ou bancos. Assim, um auditor especializado vai até o PDV para checar os aspectos físicos e operacionais que exigem atenção e precisam ser observados.

Como funciona a auditoria de PDV?

Quando uma empresa contrata ou decide fazer uma auditoria de PDV, um auditor treinado vai até o ponto de vendas. Ele leva consigo um checklist para verificar os padrões estabelecidos para:

  • estoque;
  • qualidade dos materiais de PDV;
  • validade e conservação dos produtos;
  • formas de pagamento;
  • materiais da campanha de vendas.

Após registrar todos esses pontos, e em conjunto com os gestores da empresa, traça planos e estratégias para adequar a marca.

Como aumentar o ticket médio através da auditoria de PDV?

A auditoria de PDV é fundamental para ajudar os negócios em diversas frentes. Isso inclui, entre outros fatores, o cumprimento dos padrões. Para garantir uma boa experiência do cliente, é essencial que os PDVs mantenham uniformidade quanto à qualidade dos produtos e serviços.

A auditoria também é fundamental para a prevenção de perdas. Afinal, todo produto danificado ou mesmo vencido é sinônimo de prejuízo para o negócio. Uma auditoria de PDV fiscalizará os estoques para aprimorar os processos da cadeia de suprimentos. O intuito é otimizar o giro e reduzir as perdas.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens da auditoria de PDV é o aumento do ticket médio. Trata-se de um indicador da qualidade das vendas em um determinado mês. Ele reflete se as estratégias dos vendedores estão tendo sucesso, ou seja, se o vendedor soube negociar com o cliente.

Com o aumento da concorrência, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Em contrapartida, as empresas precisam ter excelentes estratégias de vendas para acompanhar o mercado.

Uma auditoria de PDV vai avaliar o comportamento dos vendedores. Ela também verificará se há providências que podem ser tomadas no ponto de vendas para aumentar o ticket médio. Entre elas, podemos citar:

  • a diversificação do mix de produtos, para que os clientes comprem mais itens da sua loja;
  • o oferecimento de descontos progressivos;
  • a montagem de kits de produtos;
  • a indicação de produtos complementares, em que o consumidor possa enxergar essas ofertas como uma oportunidade. 

Para isso, é preciso uma equipe bem treinada. Caso contrário, o comprador pode ter uma experiência ruim e a impressão de que está sendo enganado. Além disso, o treinamento da equipe e a motivação são essenciais para aumentar o ticket médio – e esse é outro ponto avaliado na auditoria de PDV.

Os vendedores são as pessoas responsáveis por cativar um cliente e proporcionar uma experiência de consumo única e diferenciada. Assim, além de atrair, esse cliente pode voltar e indicar o estabelecimento para outras pessoas.

Uma auditoria de PDV vai assegurar que você saiba exatamente como estão todos os parâmetros de atendimento. Principalmente se for feita por um cliente oculto – quando uma pessoa especialista frequenta seu ponto de vendas como um cliente normal. Assim, será possível:

  • identificar oportunidades de melhoria;
  • entender se o cliente realmente recebe o que é prometido;
  • e principalmente fazer avaliações qualitativas e quantitativas para alavancar os negócios e aumentar o ticket médio do seu PDV.

Conclusão

Certamente, a auditoria de PDV pode ajudar sua empresa em muitos aspectos. Mas ela precisa ser feita periodicamente, e de preferência por pessoas especializadas.

Assim, a empresa terá um conjunto de ferramentas para efetuar um diagnóstico completo da qualidade do seu relacionamento com o cliente no PDV. Isso fornecerá insights sobre o ponto de vista do consumidor e sobre formas de traçar planos para aumentar o ticket médio.

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José Worcman
CEO e Fundador