Auditorias em franquias: como melhorar a performance com vistorias?

Um padrão de atendimento homogêneo e de qualidade em todas as lojas: esse é o principal fator para que uma rede de franquias obtenha todo o sucesso almejado pelos seus stakeholders. As auditorias em franquias podem ajudar nesse sentido, uma vez que verificam e fiscalizam a forma como o serviço é realizado.

Dito isso, hoje falaremos um pouco mais sobre as auditorias em franquias. Entenda como elas podem ajudar a melhorar a performance das suas unidades de maneira eficiente.

Auditorias em franquias: como melhorar a performance com vistorias?

O que são e como funcionam as auditorias em franquias?

De antemão, o conceito por trás do trabalho desenvolvido pelas auditorias em franquias é bastante simples. Esse procedimento é responsável por verificar se todos os padrões de conduta e atendimento estabelecidos pela marca estão sendo seguidos.

Por vezes, as pessoas confundem auditorias em franquias com consultas de campo, e de fato existe certa semelhança entre as duas. Entretanto, as auditorias em franquias costumam realizar vistorias mais densas e profundas, inclusive propondo melhorias e ajustes sempre que necessário.

Em outras palavras, essa prática serve não apenas para assegurar que todos os procedimentos estabelecidos pela marca estejam sendo cumpridos. Ela também aperfeiçoa processos internos da sua rede ou soluciona um problema que está dando dores de cabeça.

Auditorias em franquias: qual é a diferença entre auditorias externas e internas?

A princípio, esse é um questionamento muito comum. Basicamente, nas auditorias externas, o franqueador delega a empresas especializadas a missão de identificar falhas na sua rede de lojas.

Nas auditorias internas, um funcionário da loja (gerente ou outro colaborador de confiança) detecta problemas na franquia e oferece soluções imediatas. 

Um exemplo são problemas com fornecedores. Uma auditoria é capaz de solucionar questões como essa em uma unidade. Nesse caso, o responsável pela inspeção, como alguém que conhece os fornecedores homologados pela rede, pode auxiliar o franqueado.

Qual é a importância das auditorias em franquias?

Redes de franquias de sucesso como McDonald’s e Subway, por exemplo, investem fortemente na padronização das suas lojas. É fundamental que seus clientes, independentemente de qual loja estejam visitando, obtenham a mesma assistência e a mesma qualidade no serviço.

Em suma, tal prática melhora a experiência do cliente ao entrar em contato com a sua empresa. Gera, assim, um senso de unicidade e uma conexão mais firme. Além disso, as auditorias em franquias vêm acompanhadas de outros benefícios, tais como:

Identificar gargalos

Auditorias ajudam a identificar pontos de estrangulamento e restrições que fazem com que o serviço oferecido destoe das normas da empresa. Em síntese, uma franquia com uma gestão eficiente e barata atrai mais investidores e potenciais franqueados do que qualquer ação de marketing.

Flexibilidade

Os procedimentos de auditoria não estão direcionados apenas à identificação e à correção de processos em inconformidade. Muitas vezes, seu objetivo é, por exemplo, entender o motivo pelo qual o número de interessados na sua franquia diminuiu. Uma auditoria no setor de marketing pode ajudar nesse sentido.

Satisfação do cliente

O nível de exigência dos clientes aumentou em relação aos anos anteriores. Isso se deve à facilidade ao buscar informações e à quantidade de opções disponíveis atualmente. Dessa forma, manter o padrão e o nível de qualidade nas suas lojas é essencial para fidelizar o seu cliente.

Como realizar auditorias em sua rede de franquias?

Colocar em prática as auditorias em franquias é um processo complexo. Conforme falado anteriormente, para que os resultados obtidos sejam satisfatórios, tal procedimento precisa ser profundo e minucioso

De modo geral, a primeira parte é estabelecer um formato padrão para a realização de auditorias mais gerais, como:

  • produção;
  • atendimento aos clientes;
  • relacionamento com os colaboradores;
  • condições físicas.

Logo, nessa etapa, é possível trabalhar em conjunto com consultorias de campo e até mesmo com o suporte geral da unidade. Novamente, essas auditorias precisam ser realizadas com periodicidade, cabendo ao franqueado definir a frequência. 

Lembrando que todas as informações devem ser repassadas aos gestores da rede. Estes, por sua vez, farão o diagnóstico de possíveis problemas.

Por último, saiba que a OnYou pode ajudar a realizar uma auditoria minuciosa em todas as lojas da sua rede. Ela identificará o que precisa ser melhorado e quais procedimentos estão sendo seguidos conforme o planejado.  

Quer saber mais sobre as auditorias em franquias da OnYou? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.

José Worcman
CEO e Fundador