Entenda o impacto da experiência do cliente nas suas vendas
Todo negócio necessita que as vendas aconteçam. Para quem deseja crescer e se destacar da concorrência, analisar o impacto da experiência do cliente é fundamental. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, e é algo que as empresas precisam considerar. Afinal, a saúde financeira da empresa depende de conquistar novos clientes e fidelizar os que já compram do seu negócio.
Você é um empreendedor que quer entender mais sobre a importância da experiência do usuário? Quer descobrir formas de melhorá-la para alavancar suas vendas? Acompanhe nosso artigo até o final.
O que é experiência do cliente?
Resumidamente, a experiência do cliente é a percepção que o usuário tem da sua marca. Ela abrange desde o primeiro contato até o pós-vendas, tanto nas negociações em lojas físicas como no mundo on-line.
Em outras palavras, é o conjunto de impressões que um consumidor forma a respeito de um determinado negócio. Também chamada de CX (customer experience), essa experiência se refere:
- ao atendimento;
- à facilidade para encontrar as informações que o cliente deseja;
- aos canais de contato, entre outros elementos.
Qualquer contato do consumidor com o negócio vai resultar no impacto da experiência do cliente. Por esse motivo, o impacto da experiência do cliente nas suas vendas pode ser positivo ou negativo. Quanto mais a empresa aperfeiçoa essa percepção dos consumidores e consegue deixar pessoas satisfeitas, maiores são os números das vendas.
Qual é o impacto da experiência do cliente em suas vendas?
A concorrência é crescente em todos os ramos do mercado. Assim, as empresas devem sempre procurar melhorar a experiência do cliente com a sua marca.
Ao entender o impacto da experiência do cliente, é possível traçar estratégias para gerar vantagem competitiva. Ademais, pode-se trabalhar nos pontos em que ainda são necessários ajustes para melhorar essa percepção.
Um cliente satisfeito se torna fiel e ainda indica a sua marca para parentes e amigos. Certamente, é mais caro conquistar clientes novos do que manter os atuais. Nesse caso, não restam dúvidas de que o impacto da experiência do cliente nas vendas é muito grande.
Quando um cliente tem uma experiência negativa, ele não volta a comprar com você. Isso faz suas vendas caírem e ainda pode ser um fator de diminuição da competitividade da empresa.
Como melhorar a experiência do cliente na empresa?
Até aqui, você já deve ter entendido como é grande o impacto da experiência do cliente nas suas vendas. Agora, queremos falar sobre algumas estratégias para aprimorar o contato do consumidor com sua marca. Consequentemente, poderemos alavancar as vendas e gerar novas oportunidades para o seu negócio. Confira!
Faça um mapeamento dos canais de comunicação da sua empresa com o consumidor
É fundamental ter um olhar atento aos canais de comunicação para verificar:
- a qualidade do serviço prestado;
- a eficiência dos atendimentos;
- o tempo de resposta;
- como o cliente é tratado no primeiro contato.
Com esse mapeamento, é possível pensar em estratégias para melhorar o impacto da experiência do cliente.
Use as redes sociais para uma comunicação mais humanizada
Hoje em dia, as redes sociais são muito utilizadas. Quando alguém quer fazer uma compra, é bastante provável que procure nas redes a opinião de outras pessoas.
Então, use esse canal para diálogos mais pessoais e respostas rápidas. Publique ainda informações sobre a empresa, promoções e ofertas. Isso pode gerar maior confiança e melhorar o impacto da experiência do cliente.
Priorize o atendimento ao cliente
Sabe qual é uma das melhores formas de obter um impacto da experiência do cliente positivo e alavancar as vendas? Montar uma equipe de atendimento disponível e preparada para resolver as questões dos consumidores.
Imagine que o comprador tenha alguma dificuldade com o seu produto ou serviço. Se ele for bem atendido, de forma objetiva, humanizada e rápida, pode se tornar um cliente fiel. Isso só é possível com colaboradores capacitados e prontos para atender todas as demandas de maneira cordial e educada.
Escute os seus clientes
Saber o que eles acham dos seus produtos e serviços é fundamental para detectar problemas antes que aconteçam. Colher os feedbacks vai mostrar como é a sua empresa por um outro olhar. Assim, haverá tempo para gerar soluções criativas e inovadoras, que vão agregar maior valor ao que você vende.
Tenha um pós-venda efetivo e eficiente
O cliente não pode sentir que deixou de ser importante depois que ele efetuou a compra com a sua empresa. O impacto da experiência do cliente está intimamente ligado ao tratamento que ele recebe após a finalização do processo.
Essa é uma maneira de mantê-lo ativo, fiel e promotor da sua marca para outras pessoas. Uma boa estratégia é usar e-mail marketing para promoções, detalhes dos produtos e lançamentos.
É essencial sempre ser lembrado de forma positiva. Nesse sentido, fazer com que o cliente se sinta importante é parte fundamental dessa estratégia.
Coloque-se no lugar do cliente: cliente oculto
Uma das coisas mais importantes para melhorar as vendas é se colocar no lugar do cliente. Você compraria novamente com o seu negócio? O que pode ser melhorado? É fundamental para as empresas que querem crescer saber de forma muito clara como é a jornada do cliente. Isso vale desde o primeiro momento que ele entra em contato com o negócio.
Isso é ainda mais importante quando falamos de franquia, em que deve existir um padrão de atendimento a ser seguido. Então, fazer testes para verificar como o consumidor é tratado é fundamental para maximizar a satisfação do cliente.
Conclusão
Certamente, ter clientes satisfeitos é algo que ajuda muito nas vendas. Existe uma grande chance de essas pessoas voltarem a comprar de você e se tornarem consumidores fidelizados.
Porém, a concorrência está cada dia maior. Então é essencial para as empresas que querem ter competitividade e crescer no mercado estarem atentas à experiência do cliente.
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