O que são listas de verificação para auditoria em lojas de varejo?

Aderir a práticas eficientes e que contribuam para uma boa auditoria em lojas de varejo é fundamental. Esse é o jeito mais efetivo de o negócio prosperar e se desenvolver rapidamente. Logo, as listas de verificação são uma excelente ferramenta nesse sentido. Elas contribuem para o monitoramento e o controle de todos os procedimentos realizados nas lojas.

Desse modo, hoje falaremos de forma detalhada sobre as listas de verificação para auditoria em lojas de varejo. Descubra como elas podem ser úteis no processo de escalabilidade das suas lojas.

O que são listas de verificação para auditoria em lojas de varejo?

Afinal, o que são as listas de verificação?

As listas de verificação para auditoria em lojas de varejo são práticas adotadas pelas empresas para fiscalizar a padronização. Isso inclui, aliás, tanto os padrões nos pontos de venda quanto nos processos. Além disso, com essas listas, obtém-se maior controle sobre o status e a própria marca. Em outras palavras, essa técnica permite:

  • avaliar a eficácia das vitrines da loja;
  • controlar o estoque de produtos;
  • observar o desempenho e a produtividade dos funcionários da loja;
  • garantir a limpeza e a segurança da loja.

Como essas listas podem ser úteis para a sua empresa?

Na auditoria em lojas de varejo, a lista de verificação serve para analisar e qualificar funcionários e procedimentos da loja. Abaixo disponibilizamos um modelo simples para verificar a conformidade das lojas com relação aos padrões de merchandising da marca:

  • Primeiramente, verifique os produtos e o layout da loja, os materiais promocionais e as vitrines. Certifique-se de que estão atualizados, apropriados e atraentes para seus clientes.
  • Avalie a aderência de todos os funcionários aos protocolos da empresa e aos procedimentos de segurança e de emergência. Verifique ainda se eles demonstram conhecimento sobre os produtos.
  • Garanta que os materiais de armazenamento e os sistemas elétricos estejam funcionando perfeitamente.
  • Por fim, conclua a análise fazendo observações importantes e gere o relatório. Lembrando que você pode utilizar um exemplo de relatório de auditoria de loja como referência.

Qual é a importância da auditoria em lojas de varejo?

O objetivo de uma franquia é: 1. manter a padronização da marca; e 2. oferecer um serviço de qualidade para os clientes, independentemente da loja em que eles estiverem. Para isso, é primordial que a auditoria em lojas de varejo seja efetuada de forma consistente e periódica

Em outras palavras, auditoria em lojas de varejo contribui para que cenários como os descritos a seguir possam ser evitados:

  • Venda de produtos vencidos, sujeitando sua loja ao recebimento de multas pesadas dos órgãos reguladores.
  • Identificação de estratégias de marketing inadequadas, que podem render ações judiciais e desgaste da imagem pública.
  • Recolhimento de produtos por parte do governo, devido a requisitos básicos de segurança não atendidos.
  • Atendimento inconsistente ao consumidor, o que pode prejudicar a reputação da sua loja.
  • Falta de monitoramento do desempenho da loja de varejo, o que pode levar à falência e ao fechamento.

Confira 5 dicas essenciais para realizar uma auditoria em lojas de varejo

Agora que você entendeu a importância da auditoria em lojas de varejo, confira 5 dicas eficientes que ajudarão nesse processo.

Especifique o objetivo da auditoria

Antes de iniciar as auditorias, tenha em mente exatamente o que precisa ser checado e quais áreas você gostaria de aprimorar.

Mantenha um padrão durante suas análises

Em suma, estabeleça um período para seguir com as auditorias e procure não alterá-lo. Recomenda-se conduzi-las periodicamente antes da abertura e após o fechamento das lojas de varejo.

Verifique as instalações

Esteja sempre atento ao bom funcionamento dos equipamentos das suas lojas, assim como das suas instalações de um modo geral. Isso colabora para que a experiência do seu cliente seja mais agradável, além de evitar possíveis atritos.

Informe medidas de melhoria

Relatórios de auditoria de varejo são necessários para que proprietários de empresas analisem e avaliem o desempenho das lojas – incluindo perdas líquidas, lucros e retorno dos investimentos (ROI). O painel de análise é útil para rapidamente identificar as mudanças necessárias e maximizar as vendas de produtos.

Faça análises mais amplas

Um ponto muito importante e que precisa ser citado é a flexibilidade dos procedimentos de auditoria. Desse modo, o processo de inspeção não deve ficar restrito apenas à loja de varejo em si. Ele também precisa abranger os funcionários e o atendimento aos clientes.

Logo, é muito importante observar como é feita a interação entre cliente e colaborador. Certifique-se de que as regulações e os protocolos de segurança estejam sendo respeitados. Além disso, avalie como os gerentes exercem suas funções ao coordenar o pessoal durante o cumprimento das metas estabelecidas.

Por último, saiba que a OnYou pode ajudar a realizar uma auditoria minuciosa em todas as lojas da sua rede. Ela identificará o que precisa ser melhorado e quais procedimentos estão sendo seguidos conforme o planejado.  

Quer saber mais sobre a auditoria em lojas de varejo da OnYou? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.

José Worcman
CEO e Fundador