Como realizar auditorias em franquias da sua rede? 

O que fazer para que sua rede de franquias alcance os resultados desejados? Em primeiro lugar, é preciso adotar práticas que garantam o funcionamento padrão e homogêneo de todas as suas lojas. As auditorias em franquias são fundamentais nesse sentido, e ao longo do texto a gente vai explicar por quê. Acompanhe.

O que são as auditorias em franquias?

A princípio, é simples explicar o conceito por trás do trabalho desenvolvido pelas auditorias em franquias. Esse procedimento é responsável por verificar se todos os padrões de conduta e atendimento estabelecidos pela marca estão sendo seguidos.

Frequentemente, pessoas confundem consultas de campo com auditorias em franquias, e de fato existe uma certa semelhança entre as duas. Entretanto, as auditorias em franquias costumam realizar vistorias mais densas e profundas, inclusive propondo melhorias e ajustes sempre que necessário.

Em outras palavras, essa prática serve não apenas para assegurar que todos os procedimentos estabelecidos pela marca estejam sendo cumpridos. Ela também aperfeiçoa processos internos da sua rede ou soluciona um problema que está dando dores de cabeça.

Auditorias em franquias: externas x internas

Existem algumas dúvidas referentes à diferença entre auditorias externas e internas, as quais responderemos a seguir:

  • Auditorias externas: o franqueador delega às empresas especializadas a tarefa de identificar falhas e imprecisões na sua rede de lojas.

  • Auditorias internas: um funcionário da loja (gerente ou qualquer outro colaborador de confiança) fica responsável por detectar problemas na franquia e oferecer soluções imediatas. 

Por que realizar auditorias em franquias?

As auditorias em franquias dão aos franqueadores um maior entendimento sobre os procedimentos realizados em todas as lojas da rede. Como sabemos, uma franquia de sucesso precisa transmitir um senso de unicidade para o seu público. Assim, o cliente se conecta com a marca e se sente confortável ao frequentar qualquer uma das unidades.

Em síntese, tal cenário só pode ser alcançado através de auditorias em franquias realizadas por empresas especialistas no ramo. Estas serão capazes de garantir a padronização das lojas e assegurar que todas as diretrizes estão sendo cumpridas.

Quais são os benefícios das auditorias em franquias?

Muitos são os benefícios que envolvem o procedimento de auditorias em franquias. Hoje mostraremos três deles para você. Confira! 

Garantia de resolução dos problemas

Uma empresa especializada em auditorias em franquias gerará relatórios discriminando todos os problemas pertinentes às lojas da rede. Além disso, trará insights para que eles possam ser resolvidos.

Diminuição no número de falhas

Frequentemente, auditores experientes utilizam uma lista de checagem que possibilita a verificação de diversos aspectos da loja. Isso assegura que nenhum dos pontos importantes passe despercebido. 

Logo, trata-se de um processo minucioso e realizado com muita cautela. Falhas envolvendo padrão estético e utilização incorreta de equipamentos, por exemplo, poderão ser corrigidas a tempo. A marca, por sua vez, não terá sua credibilidade afetada.

Avaliações imparciais

Por último, o objetivo principal é que as operações de todas as lojas estejam de acordo com o que foi determinado pela matriz. Dessa forma, a periodicidade das auditorias em franquias é essencial para que gargalos na operação não voltem a aparecer. 

Fato é que o processo de auditoria será realizado com base nos mesmos parâmetros em cada unidade da franquia. Ele vai conferir a identidade visual da marca, resguardando também seus aspectos físicos, independentemente da região do estabelecimento.

Como realizar auditorias em sua rede de franquias?

Colocar em prática as auditorias em franquias é um processo complexo. Conforme falado anteriormente, para que os resultados obtidos sejam satisfatórios, tal procedimento precisa ser profundo e minucioso

De modo geral, a primeira parte é estabelecer um formato padrão para a realização de auditorias mais gerais, como:

  • produção;
  • atendimento aos clientes;
  • relacionamento com os colaboradores;
  • condições físicas.

Logo, nessa etapa, é possível trabalhar em conjunto com consultorias de campo e até mesmo com o suporte geral da unidade. Novamente, essas auditorias precisam ser realizadas com periodicidade, cabendo ao franqueado definir a frequência. 

Lembrando que todas as informações devem ser repassadas aos gestores da rede. Estes, por sua vez, farão o diagnóstico de possíveis problemas.

Por último, saiba que a OnYou pode ajudar a realizar uma auditoria minuciosa em todas as lojas da sua rede. Ela identificará o que precisa ser melhorado e quais procedimentos estão sendo seguidos conforme o planejado.  

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José Worcman
CEO e Fundador