A importância da qualidade da comida e do serviço no food service e as principais tendências do setor

Há uma mudança significativa no que diz respeito às reclamações dos clientes em relação aos restaurantes e serviços de alimentação em geral. Ao contrário do que podem pensar muitos donos de negócios no ramo de food service, as críticas mais frequentes não estão relacionadas ao preço, mas sim à qualidade da comida e do serviço prestado.

Quando os clientes respondem a pesquisas de satisfação de forma anônima, demonstram muito mais preocupação e estresse com relação à qualidade da experiência do que quanto ao seu custo.

Se você perguntar a um empresário sobre isso, ele provavelmente acredita que o maior número de reclamações é devido ao preço, quando não é. Analisando os dados, podemos concluir que a maior oportunidade de conquista e fidelização de clientes está na qualidade e particularidade da experiência, corrigindo as questões de serviço e de produto.

Tendências para o Food Service em 2023

O mercado de Food Service segue em crescimento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor fechou o ano de 2021 com 27% da participação nas vendas totais da indústria de alimentos, o equivalente a R$ 173,3 bilhões. Em 2022, o segmento continuou sendo o mais procurado no primeiro, segundo e terceiro trimestre do ano.

Abaixo, algumas das principais tendências deste mercado para ainda este ano:

Take Away e Drive-thru

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) junto à Galunion, o take away foi adotado por 56% das redes de franquias de alimentação em 2020 ,e o drive-thru por 23%.

Também chamado de “Delivery 2.0”, o take away reduz os custos com frete, já que permite que o cliente vá até a loja apenas para buscar o que já comprou pela internet.

 Automatização do atendimento

No dinâmico e competitivo setor de food service, a busca por inovação e eficiência é uma constante. Nesse contexto, a automação de atendimento surge como solução para otimizar os processos operacionais dos estabelecimentos.

A automação de atendimento engloba uma série de soluções tecnológicas, desde sistemas de autoatendimento em terminais ou aplicativos móveis até a implementação de chatbots para interações online. Essas ferramentas permitem que os clientes façam pedidos de forma rápida e personalizada.

Um dos principais benefícios da automação de atendimento é a redução do tempo de espera para os clientes, já que é possível evitar filas e agilizar o processo de pedidos.

Qualidade com os “5 Ms” da nova loja

De acordo com a Big Show da National Retail Federation, que acontece anualmente em Nova York, atualmente as lojas físicas - incluindo o setor de food service - devem buscar a fórmula dos 5Ms:

-       Menos: como o digital ajuda na expansão, não há a necessidade de tantas lojas quanto antes;

-       Menor: os clientes, depois de uma pandemia, querem se sentir bem quistos. Estar perto, serem conhecidos;

-       Melhor: com o objetivo de incorporar tudo o que foi descoberto anteriormente, durante e após a pandemia, para aprimorar a experiência;

-       Mais perto: porque o trabalho híbrido favorece as compras locais;

-       Mutante: uma loja que não se adapta acaba se tornando monótona e caindo na mediocridade.

Além de atualizações nos processos e na própria visão do negócio, é fundamental treinar e capacitar a equipe de atendimento para lidar com a sensibilidade dos clientes. Isso significa desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas.

Quando a experiência do cliente em restaurantes é positiva, existe uma chance muito grande de que ele volte e recomende o local para outras pessoas. E o método Cliente Oculto permite uma avaliação detalhada da experiência dos seus clientes. Com ela é possível avaliar, por exemplo, se a padronização criada é seguida em todas as lojas ou pontos de contato, se o atendimento é simpático e cordial, se o produto está dentro dos padrões de qualidade da marca, se o ambiente está devidamente limpo, organizado e climatizado etc. O Cliente Oculto possibilita identificar pontos a serem melhorados no atendimento, para que sua empresa ofereça cada vez mais qualidade e gere clientes cada vez mais satisfeitos.

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José Worcman
CEO e Fundador