Como dar feedback do cliente?

Aprender como a sua empresa pode dar o feedback do cliente e analisar da maneira correta pode trazer benefícios para sua empresa. Entre eles, estão um maior volume de vendas e aumento nas chances de fidelização.

Desse modo, neste texto, daremos dicas sobre como feedback de alguns clientes. Assim, você e sua equipe podem conseguir uma solução para melhorar a experiência do seu público.

Por que o feedback do cliente é tão importante?

O feedback do cliente é uma das práticas mais importantes a serem adotadas pelas empresas. Afinal, mostra aos gestores da companhia que precisam ser feitos e que podem ser numerosos .

Por meio do feedback do cliente, você não apenas dá voz ao cliente, como também mostra preocupação com a opinião dele. Tal atitude transmite um sentimento de apreço e respeito , o que por sua vez impacta positivamente o nível de satisfação do público .

Além disso, o feedback do cliente proporciona uma experiência mais agradável para o seu cliente. Ele abraça as dúvidas e o consumidor peça fundamental no processo de melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Quando realizar o feedback do cliente?

A princípio, veja que não existe um período certo para dar início a essa prática. Mas, depois de aprender como será feito o feedback do cliente, precisa ser mantido para sempre . O motivo é bastante simples: somente da opinião do cliente será possível aprimorar os produtos e os serviços que sua empresa vem entregando.

Entretanto, independentemente da estratégia escolhida, o importante aqui é dar voz ao cliente . Pondere suas críticas e seus elogios com relação ao modus operandi da sua companhia.

Logo, mantenha um canal aberto para que seu público possa se comunicar com você a um momento. Isso será um divisor de águas, destacado para que sua empresa se destaque e torne-se referência.

Como dar feedback do cliente?

Neste tópico, entendemos na prática como algumas estratégias funcionam. 

Bate-papo ao vivo 

Os chatbots são excelentes ferramentas que você incorpora ao seu site. Eles mostram seu cliente que sua empresa estará sempre disponível para tirar dúvidas. Além disso, esse suporte personalizado no momento da compra também pode ser eficiente na coleta de feedbacks. A qualidade da resposta um papel crítico: 

É interessante configurar seu chat com algumas perguntas relacionadas à experiência do cliente. Insira uma avaliação de 0 a 5 e um espaço em branco para justificar uma nota atribuída.

Feedback do atendimento ou suporte ao cliente

Aqui, o objetivo é determinar se o atendimento, o produto ou o serviço corresponde às expectativas do cliente . Por fim, assim como falado nos chats, você também pode enviar um e-mail para o consumidor. Solicite que ele dê uma nota de 0 a 5 de acordo com a forma como foi atendido, por exemplo. Ou encaminhe até mesmo uma listagem de perguntas e respostas objetivas – sim ou não. 

Abandone o carrinho 

Entender quais foram as razões que levaram seu cliente a essa atitude é extremamente importante. Uma maneira de fazer isso seria enviar uma caixa de fazer seleção via e-mail , com as seguintes opções de resposta:

  • Custos adicionais ou inesperados. 
  • Item semelhante com condições melhores em sites da concorrência.
  • Opções de entrega que não atendem aos requisitos exigidos.

Página de confirmação de pedidos 

Antes de tudo, entendi que o checkout precisa ser rápido, seguro e eficiente . Com isso, uma solicitação de avaliação pode prejudicar a experiência de compra. Entretanto, caso decida seguir com essa estratégia, lembre-se de incluir perguntas simples e objetivas. Tais questões devem abordar:

  • a facilidade ou dificuldade ao navegar no site;
  • ou dificuldades para encontrar o produto e conforme desejado;
  • a quantidade, a qualidade e a variedade de produtos disponíveis.

Conclusão

Como pudemos perceber, o feedback do seu cliente é primordial. Logo, os canais de relacionamento podem ser vistos para o público sobre o ponto de relacionamento. Isso faz com que o seu negócio possa ser mais assertivo ao investir em soluções para melhorar a experiência do consumidor .

E aí, você gostou do artigo? Então acesse nosso blog e veja mais conteúdos como este.

José Worcman
CEO e Fundador