O que é feedback do cliente?
Oferece produtos e se preocupa com o nível de qualidade do seu – esse é um passo fundamental no processo de fidelidade e não aumenta a carteira de clientes. Logo, a prática de feedback do cliente se mostra extremamente relevante. Afinal, por meio dela será possível trazer novas soluções e melhorias para seus produtos e serviços.
Desse modo, hoje falaremos um pouco mais sobre o que é o feedback do cliente. Saiba por que ele é tão importante para o desenvolvimento saudável de sua empresa.
O que é feedback do cliente?
Antes de explicarmos o que é o feedback do cliente, vamos entender o que significa a palavra “feedback” em inglês. “Feed”, no seu significado literal, quer dizer alimentar , enquanto “back” significa volta .
Assim, juntando as duas palavras, “feedback” pode ser traduzido como o ato de realimentar . Nesse contexto, pode ser interpretado como dar resposta sobre um comportamento, uma atitude ou o grau de satisfação de um produto ou serviço.
Desse modo, o são feitas observações pelo cliente os produtos ou serviços atendidos pela sua empresa. O feedback ajuda a avaliar o nível de satisfação do cliente em uma modificação única ou todo o relacionamento comercial como um.
Logo, entenda seu público e traga soluções que melhorem a experiência dele é o principal objetivo do feedback do cliente. No próximo tópico, falaremos sobre os principais tipos de feedback, explicando cada um deles de forma rápida e fácil de entender. Confira!
Tipos de feedback
Avaliação com estrelas e comentários
Aqui, os clientes avaliam a empresa com estrelas, seguindo uma escala de 0 a 5 – sendo 0 uma avaliação muito ruim, e 5, uma excelente. Além disso, muitas vezes essas estrelas vêm acompanhadas de comentários , semper de acordo com a nota que foi dada.
E-mails
Em síntese, o email pode ser considerado o mais autêntico dos feedbacks, porque leva tempo e esforço para ser escrito. Fora isso, é uma comunicação direta que seu cliente tem com um atendente do CS ou com o Community Manager .
Tendo em vista o grau de proximidade dessa comunicação, a entrega de uma resposta mais personalizada é possível. Por sua vez, isso contribui para o fortalecimento do relacionamento com o seu cliente.
Comentários, perguntas e acesso nos fóruns da comunidade
Os fóruns na utilização do palco para que os clientes de sua internet atendam à sua opinião sobre o produto determinado. Nesse sentido, muitas empresas projetam os espaços como esses para obter feedback que serão alterados .
Áudios em aplicativos de mensagens
Por meio de aplicativos como Whatsapp e Telegram , seu cliente consegue entrar em contato com o tempo de suporte. Nesses canais opina sobre os serviços prestados pela sua empresa.
Respostas aos comentários em formato de emoji e GIF
Os feedbacks também podem ser vir em formato de emoji e GIF – em um enquete, seja em uma avaliação, no mesmo estilo das estrelas.
Conversas informais
As conversas são aqueles bate-papos com seus clientes , que podem acontecer via chat, comentários ou cafés virtuais. Aqui, é possível pedir mais detalhes e questionar qual solução o cliente daria caso trabalhasse na empresa.
NPS
Por, além das últimas mencionadas acima, existe outra ferramenta que coleta feedbacks dos clientes e mede a fidelidade .
É o Net Promoter Score® . O NPS opiniões dos clientes por meio de pesquisas e os segmentos em três grandes categorias: promotores, passivos e detratores. Com base nessas medidas, a empresa pode decidir como fazer sob medida para maximizar o engajamento do público.
Por que o feedback do cliente é importante para a empresa?
O feedback do cliente uma das práticas O feedback mais aprovado pelas empresas. Afinal, mostra aos gestores da companhia que precisam ser feitos e que podem ser numerosos .
Por meio do feedback do cliente, você não apenas dá voz ao cliente, como também mostra preocupação com a opinião dele. Tal atitude transmite um sentimento de apreço e respeito , o que por sua vez impacta positivamente o nível de satisfação do público.
Além disso, o feedback do cliente proporciona uma experiência mais agradável para o seu cliente. Ele abraça as dúvidas e o consumidor peça fundamental no processo de melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Conclusão
Já dizia o velho ditado: o cliente sempre tem razão. Compreender os anseios e como o seu público quanto aos seus serviços é vital para o desenvolvimento da sua empresa.
Desse modo, transforme os feedbacks negativos e positivos em vantagem competitiva . Traga inovações sempre que necessário e melhore a experiência do seu cliente.
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