Como identificar problemas na padronização na sua rede de franquias?

Para que uma rede de franquias obtenha sucesso, é fundamental que todos os seus processos sejam realizados conforme normas previamente estabelecidas. Por isso, problemas na padronização de franquias podem impactar negativamente o desenvolvimento da marca, comprometendo seu volume de vendas.

Como funciona a padronização de franquias?

Um dos principais desafios relacionados às redes de franquias está na forma como as lojas franqueadas são supervisionadas. Essa supervisão é necessária para que tudo seja realizado de acordo com as normas da empresa

Dessa forma, a padronização de franquias tem como principal objetivo assegurar a uniformidade dos processos em todas as lojas. Os clientes conseguem, assim, encontrar os elementos que compõem a marca em cada uma dessas unidades.

Logo, problemas na padronização de franquias podem significar perda de qualidade. Consequentemente, se tornam um fator determinante para o fechamento das unidades.

Qual é a importância da padronização? 

Em suma, a padronização das franquias é fundamental para que o nível de qualidade dos serviços oferecidos não diminua. Portanto, colabora para uma administração mais homogênea e eficaz

 

Dessa forma, é importante a distribuição de manuais e treinamentos entre os franqueados. Eles precisam entender exatamente o modelo em que suas lojas estão inseridas. 

Em outras palavras, uma rede de franquias padronizada vai desfrutar de maior visibilidade no mercado. Isso se deve à facilidade dos consumidores para identificar sua marca em diferentes locais.

Por fim, a padronização contribui para a satisfação do cliente. De modo geral, as marcas que os consumidores reconhecem facilmente e confiam são padronizadas. Ou seja, seus clientes não ficam decepcionados com o serviço/produto se a qualidade for equivalente em todas as unidades da rede.

Como identificar problemas na padronização de franquias?

Apontar problemas na padronização de franquias pode ser uma tarefa complicada. Diversos fatores contribuem para que os procedimentos deixem de ser executados conforme o planejado

Entretanto, uma rede bem estruturada é aquela que transmite seu know-how e seus princípios a todos os profissionais. Ademais, conta também com excelentes mecanismos de comunicação e suporte.

Solucionar problemas na padronização de franquias é fazer com que os franqueados absorvam todo o conhecimento disseminado por essas matrizes. Molda-se a conduta dos profissionais e evitam-se inconsistências na forma como as operações são realizadas.

Por fim, separamos 3 dicas essenciais que ajudarão a resolver os problemas na padronização de franquias. Confira!

3 dicas importantes para resolver os problemas na padronização de franquias

1. Tenha em mente quais serão os parâmetros da sua marca

É muito importante estruturar sua marca de maneira adequada. Defina parâmetros a serem seguidos em todas as unidades e torne sua loja atraente aos olhos dos investidores. É necessário assegurar que todas as medidas tomadas estejam de acordo com o posicionamento da marca. Logo, os três principais pilares são os seguintes:

  • Políticas internas, em relação à conduta dos franqueados e dos funcionários. 
  • Processos definidos, para a padronização do trabalho nas unidades. 
  • Padrões estéticos, para o reconhecimento das lojas.

2. Desenvolva bons programas de treinamento 

O investidor, ao adquirir uma franquia, não possui conhecimento quanto à forma como a loja deve ser administrada. Assim, não há como seguir um padrão de conduta se não existem planejamentos nesse sentido.

Desse modo, elabore planos de treinamento completos e que transmitam informações amplas com relação ao gerenciamento das lojas. Forneça insights desde a maneira como os franqueados capacitam seus funcionários até a forma como seus clientes são atendidos.

Por último, é de suma importância a transmissão das políticas internas da empresa. Afinal, é justamente através dos programas de treinamento que os gestores saberão qual postura adotar no dia a dia – seja no contato com fornecedores, seja na coordenação do trabalho.

3. Utilize boas ferramentas de comunicação

Uma comunicação saudável e clara entre franqueados e franqueadores é a base para a administração e o gerenciamento da marca. Assim, aderir a canais de interação simples e eficientes é uma excelente maneira de evitar problemas na padronização de franquias.

Essa aproximação entre profissionais envolvidos na franquia contribui para que novos objetivos possam ser alinhados e metas possam ser traçadas. Isso, por sua vez, colabora para o desenvolvimento da marca e sua escalabilidade.

Logo, procure investir em ferramentas de comunicação de qualidade e que sejam adotadas por toda a rede. Centralize as demandas administrativas e os dados relevantes para a avaliação da empresa. 

Por último, saiba que a OnYou pode ajudar a realizar uma auditoria minuciosa em todas as lojas da sua rede. Ela identificará o que precisa ser melhorado e quais procedimentos estão sendo seguidos conforme o planejado.  

Quer saber mais sobre a auditoria de franquias da OnYou? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.

José Worcman
CEO e Fundador