Como funciona a auditoria de lojas?
A auditoria de lojas é um processo importante e obrigatório para todos os comércios. Ela visa a melhorar seus índices com relação ao nível de atendimento, ao perfil e à satisfação do cliente, entre outros.
Nesse sentido, trata-se de um método vital para a saúde financeira e administrativa do comércio. Ainda assim, vemos muitos empreendedores não levando a auditoria de lojas tão a sério quanto deveriam. Dessa forma, neste texto, explicaremos o que é exatamente a auditoria de lojas. Confira quais são os tipos e quão necessário esse processo se faz para o seu negócio.
O que é auditoria de lojas?
A auditoria de lojas é uma metodologia cujo principal objetivo consiste em conferir os procedimentos aplicados numa empresa. Em outras palavras, por meio da auditoria, é possível constatar:
- falhas no atendimento;
- falhas administrativas;
- validade e conservação dos produtos, entre outros aspectos.
Em síntese, essa inspeção, quando realizada de forma correta, contribui fortemente para a escalabilidade da loja. Também há um aumento do volume de vendas – ao corrigir os problemas identificados após a auditoria, consequentemente a loja colabora para uma melhor experiência do cliente.
Entretanto, queremos ressaltar que esse método não é recomendado apenas quando o estabelecimento estiver apresentando problemas. Logo, é preciso que se crie uma cultura organizacional em que a prevenção venha antes da remediação. Por isso, os procedimentos de auditagem devem ser realizados periodicamente.
Quais são os tipos de auditoria de lojas?
Ao contrário do que muitos pensam, quando falamos em auditoria de lojas, não estamos obrigatoriamente nos referindo a um único tipo. Isso porque, na verdade, existem três formas de auditar uma loja.
Desse modo, é muito importante que você esteja atento ao modelo escolhido. Assim, os objetivos traçados podem ser de fato alcançados. Vamos aos tipos?
Auditoria externa
Conforme sugere o próprio nome, a auditoria externa não tem como objetivo averiguar os procedimentos internos da loja. Ela se refere a todas as questões legais que envolvem o funcionamento da empresa.
Dessa forma, esse tipo de auditoria trata principalmente com órgãos do governo. Geralmente atende instituições públicas que querem sanar conflitos fiscais, problemas com as condições de trabalho etc.
Auditoria interna terceirizada
Na auditoria interna terceirizada, é contratada uma empresa especializada para uma checagem mais ampla dos procedimentos. Ela visa a garantir o padrão de qualidade proposto pelo estabelecimento.
Assim, certifica-se de que os padrões operacionais estejam dentro do que a empresa considera aceitável. Ademais, desenvolver planos de treinamento e ações de correção imediatas são dois dos principais objetivos.
Auditoria interna própria
Por fim, temos a auditoria interna própria, que pode ser realizada a qualquer momento pelos próprios funcionários da loja. Com ela, será verificado se os indicadores de desempenho estão positivos, além de seguir com o ajuste de possíveis falhas.
3 pilares para uma auditoria de lojas bem-sucedida
Confiabilidade da informação
Softwares de ponta capazes de automatizar processos e assegurar a proteção de todos os dados recolhidos se tornam fundamentais.
Objetividade
É normal que uma alta quantidade de informações surja ao longo das análises. Por isso, ao traçar planejamentos e estratégias, é importante ser objetivo. Tenha em mente quais dados serão úteis e quais poderão ficar de fora.
Business intelligence
Por fim, o business intelligence é um conjunto de técnicas que, se bem utilizadas, vão auxiliar o gestor na tomada de decisões. Além do mais, transformam todos os dados alcançados em insights para estratégias gerenciais de médio e longo prazo.
Como você visualiza os relatórios da auditoria?
Ao contratar uma empresa especializada em auditoria de lojas, durante e após o término da análise, os dados obtidos serão compilados. Aliás, eles ficarão todos disponíveis dentro de uma plataforma online. Desse modo, ao examinar as informações da sua auditoria, você encontrará o seguinte cenário:
- Disposição de gráficos simples e de fácil compreensão, além de contar com um painel customizado e altamente intuitivo.
- Acesso online a todos os dados obtidos, por meio de senha e login disponibilizados pela empresa. Além disso, devido ao acesso remoto, você e sua equipe poderão analisar essas informações a qualquer hora e de qualquer lugar.
- Análise estatística dos respondentes.
- Visualização completa de todos os dados, com a opção de detalhamento.
Por que é necessário aplicar a auditoria de lojas?
Imagine que seus funcionários sabem exatamente o que precisa ser feito e que procedimentos de conduta e comportamento são adotados pela empresa. Ainda assim, todos esses processos são passíveis de falhas e precisam ser reavaliados constantemente.
Nesse sentido, a auditoria de lojas se faz extremamente necessária. Só ela é capaz de recolher informações importantes que servirão de base para a tomada de decisões. O objetivo desse procedimento é reiterar posicionamentos e reforçar padrões.
Além disso, boa parte dos processos de auditoria pode ser realizada através de softwares desenvolvidos exatamente com esse intuito. Em outras palavras, isso faz com que toda a análise ocorra de forma rápida e precisa, com baixíssima probabilidade de erro.
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