Auditoria de ponto de venda: como manter o padrão de qualidade nas suas franquias?

Quem tem uma franquia sabe o quanto é difícil descobrir se as estratégias estão sendo cumpridas da melhor forma possível. Nesse sentido, a auditoria de ponto de venda é crucial para obter essa informação.

Esse processo vai monitorar as lojas e os procedimentos adotados. O ideal, então, é que seja feito com periodicidade, para identificar e corrigir falhas.

Quer saber mais sobre a auditoria de PDV e como ela pode ajudar seu negócio? Então confira todas as informações deste artigo!

O que é auditoria de ponto de venda?

A auditoria de ponto de venda é um processo de padronização. Ou seja, é uma forma de certificar que existe um padrão nas unidades e assegurar a eficiência das lojas da franquia. Essa auditoria garante que procedimentos e diretrizes da empresa sejam realizados corretamente nos pontos de venda.

Ressaltamos que não é preciso esperar ocorrer um problema para fazer uma auditoria de ponto de venda. Esse processo pode ser executado preventivamente, para evitar que imprevistos aconteçam.

Para que a auditoria seja ainda mais assertiva e segura, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada

Por que você deve realizar uma auditoria de PDV?

Como falamos, a auditoria de ponto de venda é uma forma de prevenir imprevistos nos processos das franquias. Isso é feito, entre outras formas, através de relatórios fiéis sobre a realidade do PDV.

O segredo do sucesso de um comércio depende muito da identificação do cliente com a marca, um ponto importante desse monitoramento. Além disso, a auditoria de ponto de venda, quando periódica, ajuda a pensar nas estratégias de marketing.

O que é avaliado?

A auditoria de ponto de venda faz a verificação do funcionamento das lojas. Isso significa que a pessoa responsável pela fiscalização vai averiguar tudo que possa interferir negativamente no desempenho da unidade. Também analisará que detalhes estão em desacordo com as diretrizes da empresa. 

Os itens avaliados pelo auditor são os seguintes:

  • Exposição de produtos no PDV (como os produtos estão distribuídos e destacados).
  • Controle de estoque.
  • Precificação dos produtos.
  • Exposição e demonstração dos produtos nas gôndolas.
  • Uso do uniforme e da identificação (crachá) pelos funcionários.
  • Material promocional.
  • Comportamento da equipe de vendas.
  • Situação do ambiente (temperatura, iluminação etc.).
  • Evidência da marca.

Certamente, a auditoria de ponto de venda vai identificar diversos pontos de melhoria. Desse modo, pode-se aprimorar o desempenho da franquia e consequentemente aumentar os lucros.

É importante ressaltar que ela precisa ser feita de forma recorrente, com o uso das ferramentas corretas. Isso assegura que os relatórios sejam fiéis e realmente ajudem a alavancar o negócio.

Como fazer uma auditoria de sucesso?

Como falamos, a auditoria de ponto de venda é fundamental para melhorar os negócios e garantir um bom reconhecimento da marca. Porém, é preciso entender alguns pontos para implementar esse processo e ter realmente resultados positivos. Confira nossas dicas!

Frequência/periodicidade

A periodicidade desse processo é de suma importância. Para ser bem-sucedida, a auditoria de ponto de venda precisa seguir um planejamento. A fiscalização deve acontecer em diferentes pontos e acompanhar a performance das lojas para que sejam tomadas decisões estratégicas de melhoria.

Verificação/checklist de processos

Já citamos aqui os pontos avaliados pelo auditor. Portanto, é preciso checá-los em todos os pontos de venda. Essa verificação é a garantia de que os PDVs estão dentro da estratégia da sua empresa, assegurando assim a qualidade da sua marca.

Acompanhamento do ponto de venda por meio de ferramentas especializadas

O trabalho manual é sempre passível de falhas. Por isso, o uso de ferramentas de monitoramento se faz fundamental para o sucesso da auditoria de ponto de venda. Dessa forma, as atividades de coleta, mensuração e envio das informações são executadas de forma segura e prática.

Além disso, o processo se torna muito mais ágil. Isso é fundamental para verificar os pontos de melhoria e traçar estratégias para resolver qualquer problema.

Como evitar erros na auditoria de ponto de venda?

Algumas empresas possuem um grande número de pontos de venda. Nesses casos, a auditoria frequente é essencial para verificar como estão esses pontos e o que pode ser melhorado.

De todas as falhas que podem acontecer, algumas precisam receber atenção redobrada. Esses problemas se originam principalmente da adoção de técnicas ultrapassadas de fiscalização – por exemplo, o uso de formulários de papel e checklists ineficientes.

Por isso, para que você tenha um processo que funcione, vamos listar aqui alguns erros a serem evitados:

  • Falta de planejamento das visitas.
  • Falta de comunicação.
  • Relatórios enviados por meios que comprometem a segurança da informação.
  • Falta de frequência da fiscalização.

Quais são as vantagens da terceirização da auditoria de ponto de venda?

Existem diversos benefícios em contar com uma empresa terceirizada para realizar a auditoria de ponto de venda. Eles vão desde a imparcialidade dos auditores até a ajuda para desafogar os consultores internos. Confira!

Treinamento dos auditores

O auditor terceirizado é preparado para detalhar todos os problemas nos pontos de venda, e sempre de forma imparcial. Por sua expertise, esse profissional consegue lidar facilmente com diversas situações. A auditoria pode ser feita inclusive de forma secreta, ou com visitas-surpresa.

Os auditores terceirizados têm amplo conhecimento de mercado

O responsável pela fiscalização vai olhar os pontos de venda de forma analítica. Verificará principalmente se as estratégias adotadas pela unidade estão de acordo com as determinadas pela matriz para evitar problemas de desempenho.

Padronização das lojas asseguradas

A auditoria de ponto de venda vai averiguar particularidades que possam ter passado despercebidas tanto pelo gestor quanto pelo consultor interno.

Monitoramento de indicadores

Indicadores como o nível de satisfação do consumidor são importantes ao avaliar a qualidade do atendimento. Esses processos se tornam fundamentais para medir a eficiência dos indicadores definidos pela empresa.

Qual é a diferença entre auditoria de PDV e cliente oculto?

Como falamos, a auditoria de ponto de venda pode ser feita de maneira secreta. Seu foco é a checagem de padrões operacionais e físicos, sem a necessidade de interação com os colaboradores da empresa ou da marca avaliada.

Já o cliente oculto serve para avaliar os padrões de atendimento e precisa da interação com os colaboradores. Lembramos que as duas metodologias podem ser usadas simultaneamente, potencializando os resultados da organização.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de conhecer os serviços da ONYOU de auditoria em franquias. Acesse nosso site!

José Worcman
CEO and Founder