Por que é tão importante a padronização nas redes de franquias?

Abrir uma franquia pode ser muito vantajoso, tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Mas a padronização nas redes de franquias é um aspecto fundamental para o sucesso do negócio.

Para que uma marca seja reconhecida, a preocupação em manter o estabelecimento dentro de um padrão é de suma importância. O modelo de negócio deve estar estruturado – afinal, no franchising, o padrão faz toda a diferença para a valorização da marca pelo consumidor.

Se você quer saber mais sobre isso, leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!

O que é auditoria de PDV?

Uma boa forma de entender a padronização nas redes de franquias é executar frequentemente uma auditoria de PDV. Esse processo consiste na verificação do cumprimento de todas as diretrizes da empresa nos pontos de venda.

Dessa forma, é possível atestar se a padronização está correta. Caso precise de ajustes, garante-se que sejam feitos da forma mais rápida possível.

O que é padronização nas redes de franquias?

A marca é a identidade da empresa. A padronização nas redes de franquias significa que todas as unidades daquela marca seguem um mesmo padrão em todos os aspectos.

Isso vai garantir a credibilidade e a autoridade do negócio. Por isso, uma boa padronização nas redes de franquias faz com que o consumidor saiba que pode consumir um produto ou serviço. Isto é, que a qualidade será mantida em qualquer ponto de venda.

Porém, garantir essa padronização não é uma tarefa simples. Esse é um trabalho que envolve equipes treinadas, alinhadas e engajadas.

Benefícios de padronizar sua rede de franquias

Uma das principais características do franchising consiste em padronizar os procedimentos. Essa é uma das razões para esse tipo de investimento atrair tanto as pessoas. Ao replicar o modelo de negócio, o empreendedor abre uma cópia de algo que existe em outros locais que visitou – inclusive em outros países.

Sem a padronização nas redes de franquias, poderia acontecer uma diminuição da qualidade do produto ou serviço. Isso faria o investidor perder parte da estabilidade do seu investimento. Por esse e por outros motivos, existem diversas vantagens na padronização nas redes de franquias. Vamos falar aqui de alguns desses benefícios.

Reconhecimento da marca

Esse benefício está relacionado ao visual. Para manter uma padronização nas redes de franquias, a marca precisa seguir o padrão do franqueador. Estamos falando aqui de símbolos, fontes, cores e fotografias.

Se por acaso acontecer alguma diferença nesse aspecto, certamente o cliente ficará desconfiado. Assim, terá uma experiência de compra abaixo das expectativas. É de suma importância que os consumidores reconheçam a identidade da marca assim que olharem para o logotipo e as cores correspondentes.

Empreendedores interessados

Imagine que uma pessoa está interessada em abrir uma franquia. Mas ela percebe, ao visitar algumas unidades, que elas não seguem um padrão. Provavelmente isso diminuirá as chances de pensar no negócio como um bom investimento. Afinal, a padronização nas redes de franquias diz muito sobre como o franqueador está cuidando das unidades franqueadas

Satisfação dos clientes e franqueados

Em uma franchising, além dos clientes, ter franqueados também é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, há uma preocupação dos franqueadores em trabalhar a experiência do cliente e prestar o melhor serviço de suporte.

O que pode ser padronizado?

Quando pensamos em padronização nas redes de franquias, todos os aspectos do negócio devem seguir um mesmo modelo:

  • Os processos.
  • A marca.
  • A forma de expor os produtos nas gôndolas.
  • Os uniformes dos vendedores (se houver).
  • O controle do estoque.

5 dicas para a padronização dos processos da sua rede de franquias

Já falamos aqui da importância da padronização nas redes de franquias para o sucesso do negócio. Vale lembrar, aliás, que essa pode não ser uma tarefa simples. Por isso, para evitar problemas, sugerimos 5 passos fundamentais nesse procedimento.

1. Mapeie os processos

É essencial que todas as unidades estejam alinhadas em relação as processos operacionais.

2. Tenha um manual para os franqueados

Na padronização nas redes de franquias, todas as unidades devem conhecer o padrão, para que nada passe despercebido

3. Treine e capacite os franqueados

Além do manual, é necessário que o franqueador ofereça treinamentos e capacitações. Apenas dessa forma é possível garantir que haja uma compreensão clara das normas que devem ser seguidas. Com essa capacitação, a rede é fortalecida, pois todos os pilares estão alinhados.

4. Faça auditorias frequentes nos pontos de vendas

Essa é uma opção interessante para entender todos os aspectos da padronização. Nesse caso, o ideal é que a auditoria seja feita por uma empresa terceirizada. Desse modo, não haverá interferência na avaliação das informações.

5. Use a ferramenta do cliente oculto para garantir a padronização nas redes de franquias

O mau funcionamento de uma unidade pode comprometer a imagem de toda a rede. Por isso, um cliente oculto verificará o atendimento e os processos. Isso é fundamental para entender se todos estão cumprindo seu papel.

Principais erros ao tentar padronizar sua rede de franquias

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a padronização nas redes de franquias pode ser feita com sucesso, desde que alguns erros sejam evitados. Vamos listar aqui alguns deles, para que você fique preparado.

  • Não fazer auditoria nos pontos de venda.
  • Não ter um manual para os franqueados entenderem exatamente o que deve ser padronizado.
  • Não investir em treinamento de equipe.
  • Não alinhar as políticas internas, estabelecendo exatamente como deve ser a conduta de franqueados e funcionários.
  • Não ter um suporte adequado para os franqueados.

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José Worcman
CEO and Founder