Quais são os principais tipos de auditoria de franquias?

Para os negócios que têm como objetivo aumentar as vendas e reduzir as falhas operacionais, a auditoria de franquias é fundamental. Com uma avaliação minuciosa, o auditor verificará se os padrões estabelecidos estão sendo seguidos pelas empresas franqueadas.

Você tem franqueados da sua marca e quer saber mais sobre como a auditoria de franquias pode te ajudar? Fique com a gente até o final do artigo e confira todas as informações.

O que é auditoria de franquias?

Certamente, uma franquia de sucesso pede um controle de qualidade dos franqueados. Afinal, uma rede se forma a partir da replicação de um mesmo negócio em novas unidades. Por isso, é fundamental manter a excelência dos serviços, para não causar prejuízo à reputação da marca.

Franqueador e franqueado buscam soluções para garantir que a qualidade de um produto seja a mesma, independentemente da unidade visitada. Contudo, mesmo com um treinamento prévio durante a implantação de uma nova franquia, problemas podem surgir. Nesse sentido, uma auditoria de franquias pode solucionar essas questões.

Uma auditoria de franquias vai partir da ideia de que existem situações que precisam ser resolvidas. Para isso, identificará gargalos e possíveis atualizações escaláveis por toda a rede. Se uma unidade tem algum problema, isso pode ser geral.

Dessa forma, definimos a auditoria de franquias como os processos de checagem:

  • da origem de um problema;
  • e/ou do cumprimento das metodologias da rede – especialmente em franquias onde existe um padrão estruturado que precisa ser seguido.

Como funciona a auditoria de franquias?

Assim como qualquer processo em uma rede de franquias, é preciso iniciar a auditoria com um planejamento. Isso porque qualquer ação terá um efeito cascata para todas as unidades.

Por isso, em um processo de auditoria de franquias, esse é o primeiro passo. Veja a seguir 4 etapas para o sucesso dessa avaliação.

1. Monte um plano de ação

Um plano de ação é parte fundamental do planejamento. Nele estará descrita toda a estrutura do que precisa ser executado. Quais são os colaboradores envolvidos? Quais são os prazos que devem ser cumpridos em cada etapa da auditoria de franquias? Assim, até mesmo o tempo estimado de execução pode ser calculado.

2. Mapeamento dos processos da auditoria de franquias

Quando uma auditoria de franquias é iniciada, é crucial identificar todos os procedimentos a serem seguidos no setor auditado. Assim, será necessário definir as tarefas e como elas serão efetivadas na prática.

Esse panorama detalhado dos processos possibilita analisar visualmente: 1. quais são os procedimentos; e 2. em que momentos que devem ser executados.

3. Dedique-se à auditoria de franquias

Contratar uma equipe especializada em auditoria de franquias é fundamental para o sucesso do procedimento. O franqueador não consegue ir a cada uma das unidades para auditar o que está acontecendo, certo? Mas é essencial dedicar tempo para estar por dentro do desempenho da sua rede e trabalhar com a empresa contratada.

Esse alinhamento é de suma importância – tanto para sugestões de melhorias quanto para ações mais importantes, que exijam a presença do franqueador.

4. Faça sempre a análise dos resultados da auditoria de franquias

Com essa análise, você pode verificar o que os auditores avaliaram e as propostas de soluções. Muitas vezes, o resultado será positivo, e diversos processos serão mantidos dentro da rede, para que continue dessa forma.

Porém, em caso negativo, os auditores apontarão os erros e os motivos pelos quais essas falhas estão ocorrendo. A partir desse momento, aparecerão sugestões e ideias para resolver os problemas.

Quais são os tipos de auditoria de franquias?

A auditoria de franquias é dividida em externa e interna. Isso significa que ela pode ser feita:

  • por uma empresa especializada, com profissionais capacitados para o trabalho;
  • ou por uma pessoa que trabalha na empresa e lida diretamente com a presidência ou a diretoria da franquia.

Geralmente, uma auditoria interna está relacionada com processos dentro da empresa, que envolvem:

  • operação;
  • contabilidade;
  • políticas do negócio;
  • gestão de qualidade;
  • normas de padronização;
  • segurança do trabalho;
  • infraestrutura interna;
  • legislação e outras atividades semelhantes.

Já a auditoria de franquias externa pode avaliar processos semelhantes, mas com um olhar especializado. É feita por um profissional que não possui vínculo direto com as franquias ou com o franqueador.

Em qualquer uma delas, é fundamental para o bom andamento do negócio que seja realizada com frequência. Essa periodicidade deve ser definida pelos gestores do negócio. Nisso consiste a garantia de que todas as unidades estão dentro dos padrões definidos pela marca.

Vantagens da auditoria de franquias

A auditoria de franquias certamente tem um papel crucial para acompanhar de perto a performance de toda a rede. Mas não é só isso. Uma auditoria também oferece uma série de benefícios importantes, como:

  • auxílio para a padronização dos processos de todas as unidades; 
  • diminuição dos problemas de produção;
  • redução da perda de recursos;
  • melhora no atendimento e consequentemente na experiência do cliente;
  • potencialização do relacionamento com colaboradores, fornecedores e outros envolvidos no negócio;
  • expansão sustentável da rede de franquias, em que todas as unidades sigam os mesmos padrões;
  • dados para melhores tomadas de decisões estratégicas para toda a rede.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre a auditoria de franquias e como ela pode te ajudar com toda a sua rede? Entre em contato com a OnYou!

José Worcman
CEO and Founder