Qual é a importância da auditoria em shopping center?

O processo de auditoria em shopping é extremamente importante e precisa ser realizado periodicamente. Ele é responsável por verificar e corrigir qualquer problema de conformidade legal, gargalos operacionais, mapeamento de processos etc.

Dito isso, hoje falaremos sobre o que é a auditoria em shopping. Conheça os principais tipos e a relevância dela para o bom funcionamento do estabelecimento. 

O que é auditoria em shopping?

A auditoria em shopping propõe-se a obter informações sobre como os procedimentos vêm sendo realizados dentro do estabelecimento. Ou seja, o objetivo principal é averiguar se lojas e setores operacionais trabalham conforme as diretrizes determinadas pela administração. Nesse sentido, são coletados dados quanto a:

A partir desse ponto, estratégias são traçadas com o intuito de melhorar a performance do shopping center. Aliás, isso impactará positivamente o rendimento dos lojistas.

 

Entretanto, vale lembrar que a auditoria em shopping não precisa ser realizada somente quando os problemas começam a aparecer. É essencial que se crie uma rotina para a realização dessas auditorias. Desse modo, divergências relacionadas a como o trabalho vem sendo executado podem ser antecipadas, reduzindo assim as chances de prejuízo.

Quais são os principais tipos de auditoria em shopping?

De antemão, independentemente do setor ou do ramo de atuação, apenas três tipos de auditoria podem ser realizados nas empresas. Assim, a seguir, falaremos sobre esses três modelos para que você possa entender melhor!

Auditoria externa

Conforme sugere o próprio nome, a auditoria externa não tem como objetivo averiguar os procedimentos internos da empresa. Ela pretende analisar todas as questões legais que envolvem o seu funcionamento. 

Dessa forma, esse tipo de auditoria trata principalmente com órgãos do governo – geralmente instituições públicas em busca de conflitos fiscais, condições precárias ou ilegais de trabalho etc.

Auditoria interna terceirizada

Na auditoria interna terceirizada, é contratada uma empresa especialista. Esta fará uma checagem mais ampla dos procedimentos realizados, visando a garantir o nível de qualidade proposto pelo estabelecimento. 

Dessa forma, são alguns dos objetivos:

  • garantir que os padrões operacionais estejam dentro do que a empresa considera aceitável;
  • desenvolver planos de treinamento;
  • estabelecer ações de correção imediatas.

Auditoria interna própria 

Por fim, temos a auditoria interna própria, que pode ser executada a qualquer momento pelos próprios funcionários da loja. Trata-se de uma vistoria realizada pelo gerente do comércio, por exemplo. Ele verificará se os indicadores de desempenho estão positivos, além de seguir com o ajuste de possíveis falhas.

Confira 3 pilares para uma auditoria em shopping bem-sucedida

Confiabilidade da informação

Softwares de ponta capazes de automatizar processos e assegurar a proteção de todos os dados recolhidos se tornam fundamentais. Empresas especializadas em processos de auditoria costumam contar com equipamentos e tecnologia avançados.

Objetividade

É normal que uma alta quantidade de informações seja levantada ao longo das análises. Por isso, ao traçar planejamentos e estratégias, é importante ser objetivo. Tenha em mente quais dados serão úteis e quais poderão ficar de fora.

Business intelligence

Por fim, o business intelligence é um conjunto de técnicas que, se bem utilizadas, auxiliam o gestor nas tomadas de decisão. Além disso, transforma todos os dados alcançados em insights para estratégias gerenciais de médio e longo prazo.

Qual é a importância da auditoria em shopping center?

Para que um shopping prospere e obtenha sucesso, todas as normas e orientações devem ser seguidas à risca, de forma homogênea. Entretanto, garantir que isso aconteça não é tarefa das mais fáceis. Basta considerar a quantidade de pessoas e setores envolvidos em uma empresa dessa magnitude para perceber a dificuldade.  

Dito isso, faz toda a diferença contratar uma companhia especializada nesse ramo. Ela estará apta a levantar dados qualitativos relevantes, capazes de contribuir para tomadas de decisão futuras.

A auditoria em shopping possibilitará aos gestores enxergar a situação da empresa de um ponto de vista mais amplo. Isso, por sua vez, será fundamental durante a elaboração de estratégias administrativas para melhorar a performance do shopping.

Auditoria em shopping? Conte com a OnYou!

Já pensou em fazer uma auditoria, mas está em dúvida sobre qual empresa contratar para esse serviço? Opte por quem há anos vem realizando auditorias em shoppings e franquias e é uma das grandes referências no mercado

Converse agora mesmo com um dos especialistas da OnYou e deixe a gente ajudar você. Para mais informações, acesse nosso site.

José Worcman
CEO and Founder